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25 de fev. de 2010

Portaria nº. 002/Gab. Cmdo Geral/2010…Mais coisa ruim do que bom…

Já faz um tempo que saiu,  mas você já leu?

Essa portaria veio somente para legalizar o abuso inconstitucional que ocorre quanto as nossas horas de trabalho.

Tenha paciência e leia até o final… Temos que ter esse hábito para diminuirmos as “macaxeiradas” que levamos, muitas vezes, por desídia nossa…

Fonte da portaria Site  oficial da PMAC

Ipsis Litteris

(Protocolo Ajudância Geral nº. 498/10)

Portaria nº. 002/Gab. Cmdo Geral/2010

"Regulamenta a carga-horária do Serviço Operacional Administrativo, define o regime escalar e estabelece os critérios para participação nos serviço extra remunerado no âmbito da Policia Militar do Acre, além de outras providências correlatas...."



Geral da PMAC- no uso de suas atribuições legais e, de acordo com o Decreto n" 3.495, de 24 out 2008. c/c o Ari. 5" da Lei n° 2001. de 31 de março de 2008,

O Comandante Geral da PMAC no uso de suas atribuições...

Considerando a necessidade de melhorar a qualidade do serviço prestado pela Policia Militar e garantir a execução das atividades previstas para cada OPM no âmbito da Corporação, respeitando as especificidades de cada serviço e a capacidade dos integrantes da PMAC:

Comentario meu -  E a constituição nada. quando ela fala em 44 horas semanais.

Considerando a necessidade de padronizar o regime de escalas das OPMs no âmbito da PMAC, conforme especificidades de cada uma, fixando carga-horária média semanal.

Considerando também a necessidade de estabelecer critérios para participação no serviço extra remunerado de modo a possibilitar equidade no tratamento entre as Unidades Operacionais e os Policiais Militares que desejarem participar da mesma, considerando suas peculiaridades e reais necessidades;

Considerando ainda a necessidade de definir tempo mínimo de folga para o Policial Militar do serviço operacional após a participação num turno de serviço, conforme especificidade do mesmo, objetivando garantir condições físicas e mentais satisfatórias ao Policial Militar para que consiga excelência na execução do próximo serviço e satisfação profissional;  

Comentario meu - Alguma coisa tinha que ser bom nisso tudo…

Considerando finalmente a necessidade operacional e administrativa de cada OPM elaborar proposta mensal de escala de serviço em atendimento a previsão operacional de demandas das atividades ordinárias e extraordinárias, respeitando a carga-horária média semanal atribuída a cada tipo de serviço e o tempo mínimo de folga, com a finalidade de proporcionar possibilidade de planejamento pessoal e profissional aos Policiais Militares integrantes das OPMs PMAC. R E S O L V E:

Comentario meu - Será?

Art. 1° - Fixar carga-horária semanal média, conforme tipo e especificidade de cada serviço assim como padronizar o regime escalar de todas as OPMs integrantes da PMAC e estabelecer os critérios para contemplação das Unidades Operacionais com a escala extra remunerada e participação dos Policiais Militares nesta.

Art 2° - A carga-horária semanal média será resultado do somatório das horas trabalhadas no serviço operacional, serviço administrativo e nas atividades complementares (TFM, instrução, treinamento, apresentação na Delegacia, no Ministério Público e no Poder Judiciário).

Comentário meu - E quando estamos saindo de serviço e pegamos um flagrante passando horas na delegacia depois do horário previsto para o fim.

Art. 3° - A Carga-horária e o regime escalar na PMAC fica estabelecido nos seguintes termos:

l - (06x24 / 06x24 e 12x48) - Serviço de Radiopatrulhamento e Policiamento Móvel de Trânsito, com duas participações em TFM por semana ou instrução de manutenção de tropa, um P.O de 6 (seis) horas por quinzena e previsão de 2 (duas) horas de apresentação na Justiça também por quinzena. Totalizando uma carga-horária semanal média de 42 (quarenta e duas) horas de serviço prestado: "Anexo A-II"

Comentário meu - Uma previsão branda de 2 horas por quinzena de apresentação a justiça (pra policial que não trabalha na rua), considerando as vezes quando vamos para as oitivas marcadas 8 horas e saímos 12h, isso quando não são adiadas.

II - (06X18) - Serviço de Radiopatrulhamento (reforço com horário específico), radiopatrulhamento em motocicletas, Policiamento Comunitário a Pé, Patrulhamento Comunitário Escolar, Bikc Patrulha, Patrulhamento Comunitário Segway, Patrulhamento Águia, Patrulhamento Comunitário Móvel (operação saturação) e Patrulhamento Comunitário Montado, com duas participações em TFM por semana, 2 (duas) horas de instrução de manutenção de tropa por quinzena e previsão de 2 (duas) horas de apresentação na Justiça também por quinzena, Totalizando uma carga-horária semanal média de 39 (trinta e nove) horas de serviço prestado: "Anexo B"

III - (12x36) - Serviços nos Postos de Policiamentos Comunitários e Patrulhamento Comunitário Móvel, com duas participações em TFM por semana ou instrução de manutenção de tropa e previsão de 2 (duas) horas de apresentação na Justiça por quinzena. Totalizando uma carga-horária semanal média de 44 (quarenta e quatro) horas de serviço prestado; "Anexo C"

IV - (12x24 e 12x48) - Serviços de Guarda dos Quartéis, com duas participações em TFM por semana ou instrução de manutenção de tropa. Totalizando uma carga-horária semanal média de 46 (quarenta e seis) horas de serviço prestado; "Anexo D"

V - (24x48) - Serviços de Guarda e Escolta em unidades Penitenciárias e Unidades de Medidas Sócio-Educativas, onde haja pagamento de gratificação pecuniária especifica para este fim, com uma participação em TFM por semana ou instrução de manutenção de tropa. Totalizando uma carga-horária semanal média de 62 (Sessenta e duas) horas de serviço prestado; "Anexo E" .

Comentário meu - será que essa ‘gratificação paga o trabalho. 62 horas não é brincadeira não

VI - (24x72) - Serviço de Patrulhamento Tático (BOPE) e Policiamento Ambiental, com duas participações em TFM por semana, 01 (um) P.O de 06 (seis) ou instrução de manutenção de tropa e previsão de 2 (duas) horas de apresentação na Justiça por quinzena. Totalizando uma carga-horária semanal média de 53 (cinqüenta e três) horas de serviço prestado; "Anexo F"

VII - Serviço de Expediente Administrativo - 30 (trinta) horas de expediente semanal, mais 04 (quatro) horas de TFM e 06 (seis) horas de P.O. Totalizando uma carga-horária semanal média de 40 (Quarenta) horas de serviço prestado.

Comentário meu – 4 (quatro) horas de Treinamento – o pessoal do administrativo vai ficar em forma.

Bem o que não entendo é a diferença exorbitante entre uma unidade e outra. A “meia base de cálculo” recebida por algumas unidades estão computadas como proventos dos guardas.

Resultado, não mudou nada do que tem ocorrido desde o dia 25 de maio de 1903.

As velhas escalas, as horas noturnas com o mesmo valor das normais e etc…

Art. 4° - O tempo de folga mínimo para que o Policial Militar seja escalado para serviço extra, remunerado ou não, será o seguinte:

I - Serviço diurno 6 horas: 6 horas;

II - Serviço noturno 6 horas: 12 horas;

III - Serviço diurno de 8 horas: 8 horas;

IV - Serviço noturno de 6 horas: 16 horas;

IV - Serviço diurno 12 horas: 12 horas;

IV - Serviço noturno 12 horas: 12 horas.

V - Serviço de Guarda de Aquartelamento de 24 horas: 24 horas;

Comentario meu – pelo menos isso foi “mantido”, pois nada mudou em relação ao passado.

Vamos a outra palhaçada…

Parágrafo Único – Para fins de concessão de féria, LE e dispensa deve-se observar o tempo mínimo de folga

comentário meu – sobrou pouco não?

Art. 5º - Os critérios para que o Policial Militar concorra ao Serviço Extra Remunerado serão os seguintes:

I - Não ser reincidente em faltas ao serviço ordinário, sem justificativas para Tal;

II - Não ter faltado aos serviços extras remunerados para os quais tenha sido escalado, sem justificativa formal;

II - Não ser contumaz na apresentação de atestados médicos de dispensa do serviço sem que haja comprovação de enfermidade que justifique os afastamentos;

III - Não está no comportamento mau ou insuficiente;

IV - Ter cumprido a carga-horária semanal média;

V - Não haver impedimento técnico (atividade-meio ou recomendação médica) e jurídico (restrição por cumprimento de pena ou recomendação da Corregedoria) para que o PM não atue no serviço operacional.

Art. 6° - Os critérios para que as Unidades Operacionais sejam contempladas com o Serviço Extra Remunerado serão os seguintes:

I - Índice de criminalidade e propensão ao crime na Regional, sem que a Unidade possua capacidade operativa de enfrentamento desta situação em decorrência de insuficiência de efetivo e da existência de situações ocasionais que reduzam a estrutura operativa da Unidade, devidamente comprovado mediante relatório estatístico, efetivo existente/disponível e planejamento operacional;

II - Pico de ocorrências em determinadas localidades da Regional, onde seu enfrentamento esteja acima da capacidade operacional da Unidade, devidamente comprovado mediante relatório estatístico, efetivo existente e planejamento operacional.

III - Realização de eventos ou fatos extraordinários, em que mesmo realizando os ajustes internos necessários e recebendo apoio de outras OPMs a Unidade não consiga cobrir toda a demanda do evento,

Comentario meu – quando os “cabeças” quiserem.. Enquanto isso o guarda continua tirando o “Bico” de folga, para complementar o salário (a hora extra era pra evitar isso). Tudo é somente uma forma de “legalizar” os abusos.

Art. 7º - As horas-aulas dos cursos de CB e SGT PM e outros cursos técnicos realizados no âmbito da Corporação serão computadas em conformidade com os serviços administrativos, ou seja, horas-aulas do curso correspondente somadas ao serviço operacional (P.O), devendo perfazer uma carga-horária total de 44 quarenta e quatro) horas semanal.

Art. 8° - Durante as semanas em que não houver atividades administrativas ou complementares o comando da Unidade/Subunidade poderá preencher a carga-horária semanal somente com serviço operacional ou vice-versa no caso do serviço administrativo;

Art. 9° - Ficam extintas, no âmbito da Policia Militar do Acre, as atividades de serviço externo com carga-horária contínua superior a 12 horas, exceto os serviços relativos a guarda dos quartéis, das Unidades Penitenciárias e Medidas Sócio-educativas, Serviço de Patrulhamento Tático, Policiamento Ambientai e Policiamento de Trânsito Rodoviário (Trevo de Senador Guiomard e Posto Fiscal Tucandeira) e as operações decorrentes de reintegração de posse que possam exigir a permanência da mesma guarnição no local da operação, miando afastado da sede da Unidade/Subunidade;

Comentario meu – Exceto tudo – sobrou ao menos o pessoal do administrativo.

Parágrafo Único – Provisoriamente até o ingresso dos novos soldados previsto para julho do corrente, as Unidades componente do CPO II e III manterão seus regimes de escala conforme sua capacidade atual. Porém, após o ingresso dos novos Todas as OPMs da PMAC do CPO I e II deverão observar tanto o redime escalar quanto a carga-horária média semanal estabelecidos,

Comentario meu – como se eles fossem a solução do problema do efetivo.

Art. 10º - Toda e qualquer atividade profissional realizada por Policiais Militares além da carga-horária semanal média será computada na Unidade para fins de compensação interna por folga futura.

Comentario  meu – Vai ser entregue pelo Papai Noel

Art. 11º - Serviço extra remunerado é a atividade desenvolvida por Policial Militar Estadual na execução de atividades de policia ostensiva, em decorrência de dispositivo legal, gerenciada por um comandante devidamente publicadas em Boletim Interno da OPM, visando atender situações extraordinárias de segurança pública, decorrentes de eventos previsíveis e/ou necessários de serem atendidos, que necessitem do aporte de efetivos, além da capacidade das escalas ordinárias, não possíveis de compensação com folgas, alterações no regime escalar ou apoio de efetivo de outra OPM.

§ 1° - Para fins de execução o serviço extra remunerado compreenderá do momento da assunção do serviço até o horário de término previstos em escala, devidamente publicada em Boletim Interno.

S 2º - Os comandantes de Unidades deverão observar o princípio da rotatividade para os Policiais Militares que se voluntariarem para participar do serviço extra remunerado, de modo a contemplar a todos de forma indistinta.

Art. 12º - 0 Policial Militar em gozo de dispensa do serviço, decorrente de atestado médico devidamente homologado, devem ser escalado para o serviço no primeiro dia de sua apresentação após a respectiva dispensa.

Parágrafo Único - Os Comandantes de Unidades/Subunidades poderão restringir a participação de Policiais Militares no serviço extra remunerado, por um período de até 10 (dez), quando estes gozarem afastamento por dispensa médica sem que haja comprovação de enfermidade que justifique os afastamentos. conforme discricionariedade do comando, comportamento e conduta do Policial Militar.

Art. 13º - 0 Policial Militar que ao longo de 01 (um) ano faltar ao serviço ordinário ou extraordinário durante 03 (três) vezes, sem justificativa, deixará de fazer jus a dispensa como recompensa prevista na legislação PMAC.

Comentario meu – opa! mais nova punição

Art. 14º - Os Comandantes de Unidades no inicio de cada mês deverão apresentar ao Comando Operacional correspondente e ao seu efetivo o mapa da escala mensal da OPM, contemplando todas as atividades ordinárias e extraordinárias previstas para o mês, com a finalidade de proporcionar possibilidade de planejamento pessoal e profissional aos Policiais Militares integrantes da Unidade e também possibilitar planejamento para fins de emprego dos mesmos no serviço extra remunerado.

Art. 15º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação

Rio Branco/AC, 12 de janeiro de 2010.

Romário Célio Barbosa Gonçalves – Cel PM

Comandante Geral da PMAC

(Protocolo Ajudância Geral nº. 280/10)

Então é isso pessoal, foi cansativo, mas muito elucidativo…

lead....

24 de fev. de 2010

Policial faz trabalho de policial… Não?

Parece que não…

Entrega de água, vigia de casa, porteiro de repartição pública, e agora (tinha acabado, mas voltou) lavador de viatura.

Me lembro bem quando aquele posto de lavagem do quartel do BOPE (antigo CEFAP) estava funcionando. Era motivo de crítica, primeiro porque não é trabalho de policial lavar viaturas e segundo porque lá tinha os lavadores de carros mais bem pagos do Brasil quiçá do mundo, recebendo proventos de Sargento para tal labor.

Companheiros integrantes do efetivo do BOPE me relataram que está ocorrendo algo pior que isso.

Todos sabemos que existe um convênio, acordo ou algo parecido com uma rede de postos de lavagem da cidade, que imagino não ser muito barato para nós contribuintes.

Então… Os motoristas daquela unidade operacional são obrigados (na base do R quero) a lavar as viaturas (de graça).

Algum “cabeça pensante” resolveu tomar essa decisão por conta própria (por motivo desconhecido) e está, dessa forma, “sugando” os motoristas daquela unidade que muitas vezes passam 24 horas de serviço e depois ainda vão lavar as viaturas, sendo que já pagaram pelo serviço. (como todo cidadão que paga seus impostos.)

Tenho certeza que quem tomou essa atitude “arbitrária” não está lavando viaturas com os motoristas.

Peço encarecidamente que a Ameac deixe um pouco as brigas de lado e resolva o problema dos PPMM daquela que é a maior unidade (em efetivo) do estado do Acre.

23 de fev. de 2010

Tá difícil, mas vou continuar….

 

galeria

Pessoal… ninguém imagina a vontade que tenho de atualizar este blog diariamente, de fazer pesquisas e melhorar cada vez mais esse nosso espaço.

Como se vê não estou conseguindo a contento (1 post a cada 2 dias), mas vou levando como dá.

O motivo disso é o nosso trabalho que desrespeita até a nossa constituição.

E ainda vem por ai uma carga horária (portariada recentemente) de trabalho que se baseia em estatutos e leis militares (apesar de que não podia ser diferente), mas que extrapola qualquer direito do servidor público. (que é o que nós somos). E ainda não está vigorando (só quando acabar o CFSD).

Podemos prevê o que nos espera. (estou conseguindo uma copia para postar aqui). já quase não é vista pelos quarteis, por que será?

Bem o assunto que falava é outro…

Como dizia, estarei sempre que puder atualizando e postando coisas novas de interesse da corporação. Vou continuar falando as coisas ruins, boas e engraçadas da nossa honrosa Policia Militar do Acre.

Estou pesquisando e em breve postarei a continuação do post Estatuto da PMAC… Esclarecimentos I…

Estou  montando uma equipe (três “puliça”) para melhorar esse espaço. Se interessar manda um E-mail pra mim, a remuneração é (zero), e você recebe um abono de vários e-mails te pressionando a se identificar(forças ocultas) . Mas também recebe apoio dos companheiros e mensagens de força e agradecimentos (isso é gratificante).…

Agradeço pela paciência.. e continue acessando o nosso espaço…

19 de fev. de 2010

Estatuto da PMAC… Esclarecimentos I

Você já leu a lei complementar estadual n° 164/2006, e suas alterações (não são poucas)?

Poucos de nós tem esse hábito tão necessário para quem é servidor estatutário. Vou iniciar uma série de posts relacionado ao nosso "Estatuto” tentando esclarecer alguns pontos que foram levantados antes e depois que este famigerado foi aprovado.

Você deve estar dizendo:  se “nem” quem elaborou essa lei sabe explicá-la como esse cara o vai fazer.

Como não sou nenhum especialista (sou apenas um curioso que pesquisa) conto com a ajuda dos senhores, que mandarão e-mails com dicas de discurso (já recebi alguns) e me corrigindo se eu estiver errado.

Desde já agradeço a colaboração e vamos tentar entender melhor essa lei estadual que nos é muito importante.

Quero dizer, inicialmente, que essa lei não veio somente para promover os SDs antigos a sargento ela rege toda nossa atividade policial, nossos deveres e nossos “direitos”.

Longe de seguir uma ordem numeral de artigos, vou começar discutindo os artigos mais polêmicos, os que por vezes nos tirou o sono e também os que nos alimentam os sonhos.

17 de fev. de 2010

Aluno no carnaval….Você já passou por isso…

animação carnaval

 

Você se lembra do seu primeiro carnaval trabalhando como Policial?

Uma situação ocorrida no carnaval me remeteu a esse episódio que todos nós policiais já passamos.

Um “civil” amigo quando me viu no carnaval da Arena  perguntou se referindo aos alunos soldados: “Por que esse pessoal é diferente”?  E disse também: “eles estão meio sem jeito”.

Então lembrei (creio que você também) do meu primeiro serviço no carnaval. Parece que foi ontem, a farda fica espinhando no corpo e você não sabe que cara fazer (se de mal, de preocupado ou de prestativo).

De que forma cumprimentar os amigos e como reagir na hora das brigas?

As instruções de defesa pessoal e imobilização recebidas no curso de formação, por melhores que fossem, não são tão claras naquela hora em meio aquele barulho.

Muito tempo se passou desde o meu Primeiro serviço no carnaval  e vejo que não foi só comigo que aconteceu aquelas coisas engraçadas.

Os alunos se saíram muito bem e nada de extravagante aconteceu (aluno apanhando, aluno bêbado etc...) coisas que já vimos em outros carnavais

Parabéns aos alunos soldados, que provaram “um pouco” do que é ser policial…(antes de serem “de direito”).

11 de fev. de 2010

Novela (mexicana) “la PEC300”

 

images[11]Está acontecendo o que era previsto. Protelação, postergação retardação e enrolação dá pec300.

As muitas discursões que envolvem a pec 300 estão causando um atraso em sua votação. Vejamos alguns exemplos que correm contra:

- Policiais de Brasília temem um “congelamento” do seu salário se a  pec 300 for aprovada.

- “Políticos” temem uma avalanche de reinvindicações salariais por parte do funcionalismo nacional.

Em fim pessoal são diversas as desculpas a serem dadas.

No ultimo capítulo da novela um grupo de parlamentares está tentando um acordo para apressar (digamos assim) a votação da pec300. Agora em vez da equiparação com o salário dos nossos “primos ricos” do DF está sendo proposto um piso mais baixo, 3,5 mil para policial em início de carreira e 7 mil para oficiais. (antes era 4,5 e 9 mil respectivamente).

Foram incluídos nesse “possível” texto a ser votado, Os policiais civis e os pensionistas. Ainda tem a data da possível entrada em vigor da pec 300 (se aprovada) será definida entre a da publicação ou 180 dias após esta (antes era até um ano).

Há!! o data para que a pec seja votada agora é no inicio de março…

Esperamos que esse seja realmente o último capitulo dessa novela e que nele aconteça um final bem feliz, todos os guardas correndo em direção a uma “ruma” de dinheiro felizes a cantar…

5 de fev. de 2010

Saúde…Cuide-se

exercicios

 

Que nosso trabalho é cansativo todos sabemos, que faz a gente envelhecer mais rápido também,então, porque não se cuidar?

Não quero ser um conselheiro ou algo parecido é que já me peguei fazendo essa pergunta.

Noites e noites acordados (duas por semana no mínimo) alimentação precária no serviço (salgados e refrigerantes a vontade), resultado: colesterol, diabete, hipertensão e bucho grande (de égua)…

Bem… minha intenção aqui é atentá-los quanto ao que nos salta aos olhos em nossos batalhões, olhe para seus companheiros de serviço, de cada 10 quantos estão acima do peso? e você quantos quilos ganhou desde o seu curso de formação?

É pessoal bem longe de ser somente estética trata-se de saúde. Então vamos lá vamos buscar nossa qualidade de vida. Não deixe pra segunda-feira não “bora” hoje mesmo ou amanhã de manhã.

Uma caminhada uma corrida umas barras, ainda mais que tem os TAFs dos cursos de formação e das promoções, viche cuida..

Mas calma, primeiro vá na Policlínica faça um exame, converse com o médico (agora dispomos de nutricionistas lá também) e cuide da sua saúde... “Tá tudo incluído na mensalidade da policlínica”.

De que adianta se aposentar se não puder aproveitar…

4 de fev. de 2010

Desabafo de um militar….(contribuição)

Ipsis litteris

INSEGURANAÇA PUBLICA

*Amarildo de Oliveira Peixoto

É impressionante a forma como o estado trata a questão da segurança pública. Enquanto a criminalidade cresce desenfreadamente, esse estado recua desordenadamente, ou seja, os bandidos dão um passo a frente, e o estado recua um para trás.

É claro que isto não esta aliado a um fator apenas, mas sim a uma gama de fatores, que agrupados, contribuíram para que chegássemos ao caos na segurança publica. É necessário que alguem de coragem e força, comece a fazer alguma coisa, sob pena de vir o tempo que o próprio estado vai dizer “salve-se quem poder”, ou seja, do jeito que as coisa anda, vamos chegar a uma guerra civil, que diga-se de passagem, já estamos vivenciando.

Acredito eu, na minha singela ignorância, que as mudanças devem começar pela nossas leis, que já estão ultrapassadas. Para se ter uma idéia, o Código Penal foi criado através do DECRETO-LEI N.º 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.

Um novo código penal deveria esta em vigor desde a 1988, com a nova constituição federal. E olha que já se foram mais de 20 anos. Deve-se mudar também o sistemas prisional no nosso Pais, o modelo adotado aqui é falido e não recupera ninguém. É impossível alguem (ser humano), ficar confinado em um quarto por determinado tempo, sair de la recuperado. O ideal seria a construção de colonias Penal, onde todo detento iria trabalhar nos mais diversos serviços e também estudar. A renda seria destinada ao seu próprio sustento e o que sobrasse seria depositado em uma poupança em seu nome, para quando fosse colocado em liberdade, ter seu próprio dinheiro para comprar suas roupas etc., com isso não precisaria mais delinqüir. Ainda dependendo da sua pena ele seria matriculado num curso de formação técnica, alem disso o estado faria parcerias com as empresas para absorver essa mão de obra.

A ociosidade contribui para muitas coisas, dentre outras arquitetar planos de fuga e outros crimes. Você já se imaginou preso num quarto durante 10 ou 15 anos, sem fazer nada? Tem organismo ou mente que agüente? “Mente desocupada é oficina do diabo”.

Sou a favor da proteção do menor e do adolescente, assim como aos adultos, e aos idosos também. Mas também sou a favor de uma punição rigorosa para aqueles menores infratores. O tão famoso ECA, além de garantir a proteção para os menores e adolescentes, também é um manto para os menores delinqüentes, que se prevalecem do fato de não serem criminalmente imputáveis, para saírem molestando a sociedade. Baseados na proteção que o eca da tambem para os menores infratores, os deliquentes adultos montam sua quadrilha somente com pessoas menores de 18 anos, e quando esses completam mair idade penal, são descartados daquele grupo, e já forma o seu, criando assim, o efeito “bola de neve”.

Entre o aumento desenfreado da criminalidade e a ineficiência do estado, esta as policias, braço armado dessa entidade chamada de estado, com a dura sensação de impotência, porque não pode fazer quase nada. Com o sistema atual o policial corre o risco diário de ser penalizado pelo próprio estado.

O que se vê hoje, é uma inversão de valores, os bandidos mandam mais que o estado. Eles molestam a sociedade diariamente, quando são tirados de circulação, pela policia, não passam nem um mês detido. Quando a policia “machuca” alguns deles, muitas vezes no estrito cumprimento do dever legal e no exercicio regular do direito, vem próprio estado e condena esse policial, ficando muitas vezes privado de sua liberdade.

É “faca de dois gumes”, se o policial age com rigor é punido, porque não deveria ter feito isso com o coitado, ai vem uma banca de advogados dos Direitos Humanos pra acusar o praça. Se não age, é punido por omissão, porque tinha o dever legal de agir.

Ah! Será que os direitos humanos, já procuraram os familiares dos dois Pms barbaramente assassinados, por individuos comprovadamente “bandidos”, para lhes oferecer assessoramento jurídico e psicologico? Ou será que os Direitas Humanos acham que humano é so o “bandido”. humano?

Se por ventura ou motivo justo, alguns desses assassinos, que tiraram a vida dos Pms, tivesse morrido na ocorrência, já tinha caído o mundo na cabeça da guarnição que efetuou a prisão dos mesmos. Os bandidos matarem policiais e pessoas de bem, é perfeitamente normal para muitos; porem se for ao contrário, não pode. Para muitos é perfeitamente normal os filhos ficarem orfão , as mulheres viuvas, os pais de familia morrendo em assaltos. Alem dos deliquentes roubarem o que é teu, que levou muitos anos de sacrificio para conseguir, ainda tiram o bem mais precioso que é a vida. Chega a ser cômica a questão de como o estado trata a segurança pública.

A maioria da violência Policial esta aliada a revolta pela sensação de impotência, diante do aumento da criminalidade, porque o próprio Policial sabe que o delinqüente, que vive roubando, molestando a sociedade, não fica preso, sem contar que de tanto ser preso, ele não tem o menor respeito pela justiça e tão pouco pela policia. E o policial, no limite do estress, e no afã de prender e resolver a situação, acaba em alguns caso, perdendo a compostura.

Um dos males graves que assola a administração publica é a politicagem, porque está infiltrada em todos os setores. A politicagem gera ingerência e incompetência, e essa prática danosa deveria ser banida definitivamente das áreas de segurança, saúde e educação.

Sou consciênte que a politica é necessária e está implicita no homem. Porem, abomino a politicagem. Os gerentes públicos deveriam ter o maior cuidado para essa praga não fazer parte de sua administração.

As pessoas de bem clamam por segurança, por tanto há uma necessidade urgente de se trabalhar estrategicamente, para mudar a forma de combater a criminalidade, e essa mudança tem que começar a traves de reformas nos setores que citei acima, criando leis mais rigorosas, alem de garantir sua aplicação.

*Amarildo de Oliveira Peixoto, é formado em pedagogia pela UFAC, e 1º Sargento da Policia Militar do Acre.

Reiteração… Assembléia Geral..

Ameac-Conselho Deliberativo

Amanhã dia 05/02/2010 (sexta-feira) as 09:00 horas no Clube dos Oficiais PM/BM ocorrerá uma assembléia geral extraordinária , para a apreciação do Relatório do Conselho Fiscal e julgamento do Presidente da AME/AC.

Tudo que puder esclacer essa atual situação da nossa Ameac é bem vindo.

Precisamor ir, precisamos de esclarecimentos.. eu vou e você?

3 de fev. de 2010

Carnaval….

 

images[1]Tá chegando mais um serviço extraordinário (que tem todo ano).

Dicionário Aurélio: extraordinário: 1- Não ordinário, fora do comum. 2 – que só ocorre em dadas circunstâncias. 3 – qualquer despesa, ou ato, fora do comum, Imprevisto.

Vamos mais uma vez ouvir aquela piadinha  “pm é igual ginecologista, trabalha onde os outros se divertem”. É, mas essa piada perdeu a graça faz muito tempo.

Como é um serviço que é totalmente planejado, ano após ano, “eles” (os cabeças pensantes) deveriam planejar também uma alteração na lei e pagarem o “banco de horas”, além daquele  nutritivo( irônico) “X-PM” que é servido TODAS AS NOITES de carnaval.

É hora de se fantasiar, quem gosta se veste de mulher (sem ofensa aos presentes), tem gente(PM) que se fantasia de “policial” e tira uns serviços e tem ainda “polícia” que não deveria trabalhar fardada toda fantasiada de  operacional…

Pessoal é carnaval, vamos lá vamos nos divertir...  prender os “lorim” que brigam  (ou seja, todos) e tirar nosso serviço extra (de graça).. Pois enquanto pensamos numa forma de mudar somos obrigados.

Ainda bem que o carnaval agora acaba meia noite, pelo menos isso...

1 de fev. de 2010

Banda de música…

intrumentos

 

Quero dar os merecidos créditos aos “guerreiros” que representam briosamente nossa Policia Militar.

Temos o costume de não dar o valor merecido ao que nos estar perto.Vocês sabiam que a banda foi tombada como patrimônio histórico e cultural do estado do Acre? Pois é junto com o QCG.

Conversando com um guerreiro de lá tive a oportunidade de conhecer o trabalho deles e vi que não é  fácil, vi também que nas suas respectivas atividades ralam tanto quanto nós que estamos nas viaturas pelas ruas.

Ele me disse uma coisa, já conhecida por todos nós, que é a “mania” (digamos assim) de “alguns” policias dizerem que os “polícia” da banda não trabalham.

Eles tocam em quase todas as solenidades oficiais do estado, ensaiam incessantemente para tocarem bem e ainda tiram policiamentos excepcionais (que ocorrem todos os anos várias vezes , portanto não são mais excepcionais) como: Expoacre, carnaval etc.

Então acho que não é bem assim, e também achei importante que todos tivéssemos acesso a essa estória, quem sabe assim conseguiremos tirar das cabeças desses policiais preconceituosos o estigma inverídico de que “Policial da banda não trabalha”.

Ouça e baixe os hinos Nacional, acreano, canção da PMAC e outros tocado pela banda no Site oficial da PMAC> Link dos hinos.

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