Inicio Quem somos Celotex Contatos

8 de out. de 2010

Bope? II

Você sabe o que é uma unidade de Operações Especiais?

Às vezes "achamos" que sabemos:


As forças especiais tipicamente são "unidades pequenas" altamente treinadas, com equipamento diferenciado, que operam nos princípios da auto-suficiência, furtividade, velocidade e equipe.
Os militares integrantes destas unidades são, geralmente, voluntários "selecionados rigorosamente" e que possuem características físicas e intelectuais acima da média dos soldados normais. Ademais, elas possuem como fundamento o nivelamento, ou seja, treinamento contínuo com simulações de situações de risco, ações táticas em geral, busca, resgate e salvamento, onde predominantemente se encontra a hierarquia militar como catalisador de obediência a comando.

Nossa Realidade

As nossas Forças especiais têm o maior efetivo de uma unidade operacional do Brasil (proporcionalmente)120 PPMM, que não treinam, possuem equipamento debilitado, que operam nos princípios da auto-suficiência (Suprimento de fundo de R$400)...
Os militares integrantes desta unidade são, "na maioria", voluntários (para receber a Base de Cálculo),selecionados rigorosamente pelos seus respectivos "peixes" e possuem características físicas (barriga acentuada) e intelectuais diferenciadas dos demais PPMM. Ademais eles (comandantes) tem como fundamento o "não treinamento da tropa" (substituindo o treinamento pelo trabalho exaustivo e ilegal), impossibitando aqueles que conhecem a doutrina, de treinarem e se especializarem, ou seja, sendo empregados em serviço de Rádio Patrulhamento, Combate a Incêndio e P.O. na Gameleira, onde alguns "oficiais" acham que são donos do quartel e ficam "subutilizando" o efetivo da maneira que bem entendem escalando os policiais, até mesmo, através de "mensagens por telefone".

Para saber como funciona um Batalhão de Operações Especiais "não" precisa fazer um Caveira ou Ações táticas, faça igual a mim. "Google.com.br (Wikipédia)" ou converse com os "Puliças" de lá.

Claro que com isso não estarei apto a atuar em "operações especiais", mas já estou sabendo o suficiente pra vê que tá errado.

Deixem quem entende do assunto trabalhar. Temos vários Caveiras e Cateanos no Estado, desde Coronel até Soldado.

8 comentários:

  1. É verdade, eu também não consigo entender porque o BOPE é utilizado da forma que é, mas convenhamos, eu nunca ouvi falar que nossa Instituição estivesse preocupada com planejamentos estratégicos ou planejamentos operacionais, será que existe isso, desconheço........

    ResponderExcluir
  2. Porém, quero parabenizar o povo do BOPE pelo empenho e dedicação que eles têm demonstrado, mas essa dedicação e empenho tem que ser percebida pelos seus supereriores hierárquicos, pois estive no BOPE e alguns policiais me falaram que eram submetidos a cargas horárias desumanas, esse é o lado ruim da base de cáuculo, pois alguns acham que em nome dessa base de cáuculo podem super explorar os outros, e com isso se auto promover....

    ResponderExcluir
  3. Parece que cá entre nós alguns já consiguiram chegar ao princípio de Laurence Johnston Piter, que diz que:
    "Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência."

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Faço parte do Bope e tenho orgulho em servir neste Batalhão, a realidade praticamente é essa mesmo, muito serviço e pouco treinamento. Era bom que essa referida "base" chegasse ao fim, assim saberiamos quem realmente merece vestir o preto.

    ResponderExcluir
  5. Bonito vai ser o dia que realmente for preciso fazer um assalto tatico ou algo que so times bons e bem treinados fazem. Porque aqui as coisas ocorrem naTORAlmente (lembram do CERB?) e so nao deu merda pq temos SORTE e protecao divina!

    ResponderExcluir
  6. Excelente reportagem, já passei pelo BOPE, na melhor época do batalhão quando o mesmo era comandado pelo Major Caveira Gaia, onde treinavamos quase todos os dias, a não tinha a base de calculo, os guerreiros daquela época eram valorizados, porque quase todos tinham pagado um preço para estar lá, queriam estar lá, gostavam de estar lá, hoje o que vemos infelismente são pessoas que acham que o BOPE é deles, e o utilizam da melhor que lhe convinher, ou seja para promoção pessoal. Mas como o guerreiro falou anteriormente, vai chegar um dia que isso vai mudar, tomara que essa mudança não venha com a dor de uma ocorrência mal atendida, como foi o caso do CERB.

    ResponderExcluir
  7. Me parece que teve uma reunião lá pelo BOPE, e que coisas boas vão acontecer, vamos aguardar, o atual comandante do BOPE, é um dos poucos oficiais capacitados para estar lá, espero que o mesmo faça um bom trabalho, e vista realmente a farda.

    ResponderExcluir
  8. VOCES SAO TODOS UNS BABACAS QUE NAO SERVEM PRA NADA E PRINCIPALMENTE FRUSTRADOS POR NAO CONSEGUIREM SER UM CAVEIRA OU POR NAO TEREM CORAGEM NEM DE TENTAR. MADEIRA CAVEIRA 15.

    ResponderExcluir

Fala aí "Puliça" o espaço é nosso.

Leia também