Inicio Quem somos Celotex Contatos

31 de jan. de 2010

BOPE…?

 

50 horas semanais…Boina

 

Ainda escuto pelas Opms de nossa caserna que “o pessoal do BOPE não faz nada”…

Precisamos ser justos, aquela meia base de cálculo que faz parte do salario do efetivo de lá não paga o que eles fazem.

Em todos os eventos do estado sempre vai ser vista uma guarnição de preto. A PENITENCIÁRIA já não caminha mas  sem o GI que faz rondas periódicas dentro e fora dos pavilhões. Sem falar no serviço de “vigilância” que é feito na casa de magistrados do nosso estado. Ainda tem o emprego diário de dois policiais num quartel em “ruinas” que fica no  bairro “castelo branco.”  Bom pra vizinhança não?

É bem verdade que eles não fazem o que “deveriam” (Operações especias), mas são “compensados”(estou sendo irônico) com os mais variados tipos de serviço, do P.O em festa junina até segurança de juiz.

Isso ocorre por diversos motivos como: Ingerência “política”, desconhecimento do real emprego de uma unidade de operações especiais(pouco provável) ou ainda para “promoção pessoal “"de alguns.

Quem paga o pato são os militares daquela unidade que não recebem instrução alguma e são esteriopados como os mais bem preparados policiais do Acre. ISSO UM DIA VAI SER COBRADO NAS RUAS E A RESPOSTA É BEM DEDUTIVA “VAI DAR MERDA”.

No alto de minha “tímida” sapiência acho que tá longe de ser um verdadeiro BOPE.

O fato é que a maioria dos “guardas” que estão no Bope sabem o que seria correto, mas “é tão bom estar  fardado de preto e ser taxado de “especial” que o simples fato da propria vida  e de seus companheiros estarem em risco (pois não fui treinado para determinadas situações) não se torna muito importante.

Pessoal, não é dificil saber o que é operações especiais, basta ir no “google” e digitar BOPE o que não for do filme “Torpa de elite” é explicativo sobre o assundo O.E.

Entendendo isso com certeza se diminuiria não só o serviço do Bope (50 horas semanais aproximadamente), mas também boa parte do efetivo de quase 160 PPMM.

8 comentários:

  1. 50 HORAS SEMANAIS?!?!?!?
    Isso é moleza, se comparado as 62 horas das unidades prisionais. Pela potaria 002/2010 do Cmt Geral, é essa a carga horária da penal e pousadas.E fiquem sabendo que os PMs lotados nas unidades prisionais não participam do Banco de Horas. Tudo isso por causa de MEIO SOLDO, pago como GRATIFICAÇÃO PENITENCIÁRIA e não como HORA EXTRA. Uma coisa não consegui entender nessa portaria (ou devo dizer PORCARIA?) segundo a constituição federal TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, então como numa mesma categoria existe carga horária diferenciada.
    Por favor quem tiver essa resposta, que responda a dúvida de muitos.

    ResponderExcluir
  2. Daí a importância de se ter um meio pra debatermos tudo isso. Não sabia.
    Se acontece algo de errado ou de bom(porque não)em seu batalhão mande um e mail que eu publico aqui.. O espaço é nosso...

    ResponderExcluir
  3. Cara vc falou certíssimo, com muita propriedade! É exatamente isso que ocorre no bope
    Onde deveria ter o menor efetivo é o mais numeroso onde a maioria não tem perfil de policiais que realizam operações que necessitem de treinamento e equipamentos especializados e só estão lá por causa de meio soldo, o bope é empregado em tudo menos no que deveria ser, que é treinar e atuar em situações de crise.

    ResponderExcluir
  4. 50 horas nada no BOPE são é 60 horas meu irmãozim!!! ah e sem falar que em tudo eles tão desde a festa junina rrsrsrs até o trabalho de vigia de prédio!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Se vc postasse isso algum tempo atrás eu não concordaria, porém,hoje é exatamente isso que vc colocou ai em seu texto. Sou do Bope e estou na companhia, hoje batalhão há 6 anos.Nunca vi tanta gente entrar pela janela! Antes não ganhávamos soldo(meio né)e éramos muito felizes... os que estavam lá estavam porque gostam do que fazem. Treinávamos muito,operações boas de se realizar... Mas como vc mesmo disse, houve um desvio, talves por imcompetencia de quem esta a frente, ou mais a cima.Esse soldo foi nosso fim. Agora basta ter um padrinho que vai lá pro bope, veste o preto. Mas pagar o preço que é bom ....Concordo que tem que crescer ,ter mais efetivo, mas isso não quer dizer que tenha que pegar no laço qualquer um , sem perfil,e as vezes ate de índole duvidosa!Tem muito guerreiro bom ai nas RP´s da vida que daria um bom bopeano.... Tenho esperança que nosso BOPE volte a ser o que era antes!CAVEIRA!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do assunto. Vou tentar expor meu ponto de vista: Uma reduzida minoria de policiais pelo Brasil a fora conhece a doutrina de operações especiais. Em se tratando de Acre, isto se reduz a quase nada. O Acre, portanto, ainda NÃO conhece, de fato, o dia a dia de uma unidade de O.E., justamente por alguns motivos já elencados acima: nenhum treinamento (seja lá qual for: físico, técnico, etc), equipamentos obsoletos, munições velhas, viaturas inadequadas, comandantes incompetentes para tal mister, apadrinhamentos, etc, etc, etc. O mais difícil de se ver, talvez seja o fato de saber que temos homens cursados e especializados fora do estado e que não são valorizados pelo que possuem de conhecimento na área de OE e afins. Onde já se viu entregar uma unidade de OE nas mãos de um manga-lisa convencional?? Onde ja se viu uma guarnição de OE ser proibida de ostentar um fuzil?? Onde ja se viu uma unidade de OE ficar sem treinamento físico?? Enfim, chama-se de BOPE aqui no ACRE o que na verdade seria apenas mais um batalhão de área, com uma única diferença: a carga horária e a cor da farda!
    Ainda tenho esperança de ver uma unidade de OE de verdade aqui no ACRE. Vou torcer pra ver isso!

    ResponderExcluir
  7. erivan santana dos santos5 de novembro de 2010 às 07:38

    Quem está no Bope hoje sem praticar treinamentos não são culpados, a culpa é das CABEÇAS PENSANTES, que não se preocupam com a segurança dos PPMM que vão pra todos os tipos de ocorrências, fazendo com que este coloque em risco sua vida e de os que se encontram em apuros.. Penso que um dia isso vai se ajeitar, e o nosso BOPE será realmente um BOPE, pra socorrer os idefesos e libertar os escravizados..Abraços à todos meus irmãos que estão no BOPE, sem distinção de cav, ações táticas entre outros...

    ResponderExcluir
  8. Realmente, aquela unidade precisa ssumir sua verdadeira missão! mas quem estar no comando da pmac não estar muito interessado em uma unidade pronta, treinada para resolver uma crise onde os nossos colegas que atuam no dia a dia não resolvam. Estão interessados em quantidades, os policiais que estão no BOPE, não tem culpa de não terem treinamentos, quem tem culpa é o comando, mas como o colega disse " se der merda" quem vai sofrer as consequencias são os policiais que estiverem na rua, quando se depararem com alguma crise. e pior disso é que podem pagar com a propria vida. O BOPE do Acre deveria participar do programa se vira nos 30 do faustão.

    ResponderExcluir

Fala aí "Puliça" o espaço é nosso.

Leia também